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Como Se pode prevenir o câncer?

O que é o câncer?


É uma doença que ocorre quando a informação genética de uma célula se corrompe e começa a se dividir em forma descontrolada, formando um grupo de células chamado de “tumor”.


Como se cria?


É criado através de um processo biológico complexo, no qual influem fatores como hormônios, condições imunológicas e doenças hereditárias do material genético das células.


Quais são os fatores de risco existem e podem nos causar um câncer?


O charuto, alguns agentes infecciosos, produtos químicos, radiação solar, medicamentos ou contaminantes químicos, entre outros.


Você sabia que um terço dos cancros podem ser prevenidos?


Para prevenir o câncer e evitar a doença, é recomendado evitar um excesso de nosso peso corporal, prática de atividade física, consumir diariamente pelo menos 600 gramas de frutas e verduras, diminuir a ingestão de álcool, as carnes vermelhas e evitar a ingestão de suplementos.


7 Recomendações-chave para a prevenção do câncer

1. Controle do nosso peso


  • Devemos manter o menor peso possível, dentro das margens normais de peso corporal.

  • Manter um peso saudável ajuda a prevenir o câncer e outras doenças, como diabetes e doenças do coração.

  • Evita os aumentos de peso e da circunferência de cintura durante toda a vida adulta.

Para saber seu peso saudável, a melhor prática é medir seu índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado da seguinte forma:


IMC = Massa corporal / estatura2


O ideal é ter um IMC de 21, abaixo você pode ver a classificação do peso segundo o IMC:


Classificação IMC

Menor que 18,5 Peso BajoEntre 18,5 e 24,9 Peso SaludableEntre 25 e 29,9 SobrepesoEntre 30 ou másObesidad
2. Atividade Física


  • Incluir em nossa rotina diária de atividade física para manter-se fisicamente ativo.

  • Realizar algum tipo de atividade física com intensidade moderada por pelo menos 30 minutos por dia. Um exemplo pode ser uma caminhada em passo acelerado.

  • Diminui os maus hábitos como o sedentarismo, por estar assistindo televisão.

3. Diminui o consumo de Alimentos de origem Animal


  • Limita o consumo de carnes vermelhas (vaca, porco, cordeiro) e evite carnes processadas, como cecinas e enchidos.

  • Se quiser reduzir o risco de câncer consome menos de 500 gramas (peso ao estar cozido) destas carnes, semanalmente.

4. Mais Alimentos Vegetais


  • Consome mais vegetais, frutas, grãos integrais e legumes.

  • Comer pelo menos 5 porções de frutas e vegetais diariamente (no mínimo, 400 gramas).

  • Escolha frutas e verduras de diferentes cores: vermelhos, verdes, amarelas, brancas, roxas e laranjas. Os vermelhos podemos destacar o tomate e os brancos o alho.

  • Utiliza como base de sua alimentação deste tipo de alimentos, devido ao seu conteúdo em fibra e outros nutrientes que podem ajudar a reduzir o risco de câncer.

5. Elimine os alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso


  • Evite bebidas açucaradas, diminui o consumo de alimentos processados baixos em fibras, ricos em açúcar e gorduras.

  • Se optar por bebidas e alimentos saudáveis irá ajudá-lo a manter um peso normal.

6. Bebidas Alcoólicas


  • Para prevenir o câncer recomenda-se não beber bebidas alcoólicas. Se o fizer, limita o consumo de uma bebida no caso das mulheres e no máximo duas, no caso dos homens.

7. Alimentos conservados


  • Evita os alimentos conservados em salmoura ou salmoura e os que contêm grande quantidade de sal.

  • Limita o consumo de alimentos preparados com sal adicionada para assegurar uma ingestão de menos de 6 gramas (2,4 gramas de sódio por dia).

  • Não consumas cereais (grãos) ou leguminosas contaminadas com fungos.

  • Satisfaz as suas necessidades nutricionais apenas com uma alimentação saudável e variada, não com suplementos alimentares.

  • Não se recomendam suplementos alimentares para prevenir o câncer.

  • Uma alimentação saudável, diversificada, que inclua muitas frutas, verduras e outros alimentos de origem vegetal, ajudá-lo a reduzir o risco de câncer em maior medida do que se tomar suplementos.

Nota: se tiver qualquer dúvida mais específica, sempre recomendamos que você consulte com o profissional de saúde mais adequado ao tema.

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